Pesquisar
Close this search box.

Casa do Cantador recebe o Encontro dos Forrozeiros do DF e Entorno

Marcado para 10 e 11 de dezembro, o festival promete uma maratona de forró pé de serra

Celebrando o Dia Nacional do Forró e a retomada dos espetáculos presenciais, trios de forrozeiros raiz preparam seus instrumentos e os chapéus de couro para comemorar do melhor jeito: uma maratona de zabumba, triângulo, sanfona, cantoria e arrasta-pé. No contrafluxo do Plano Piloto, diretamente do Palácio da Poesia – Casa do Cantador do Brasil, o Encontro dos Forrozeiros do DF e Entorno está marcado para este fim de semana (10 e 11 de dezembro), a partir das 10 horas. O evento conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Com a presença confirmada de 48 trios de forrozeiros que preservam a cultura popular nordestina no DF e Entorno, o festival gratuito promete ser uma maratona intensa de forró raiz, além de rodas de cantoria com sanfona e diversão para todas as idades. O momento é propício, pois a data marca o título que o forró recebeu de “Patrimônio Imaterial Brasileiro”, além do aniversário do percursor do forró, o cantor e compositor Luiz Gonzaga – Gonzagão.

Tradicional, o encontro chega à sua 12 edição, com muita história para contar. Entre uma música e outra, uma dança e outra, casais selaram compromissos, amores surgiram, crianças vieram ao mundo e o público forrozeiro só tem aumentado no Distrito Federal. Palco da festividade, a Casa do Cantador é o lugar mais adequado para receber a nação forrozeira. O espaço cultural tornou-se referência quando o assunto é a cultura nordestina e o orgulho das tradições. Por isso, os artistas se alegram por retomarem um festival tão importante na casa nordestina do DF.

À frente da realização do encontro, o proponente do projeto e presidente da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal – ASFORRÓ/DF, Marques Célio destaca o entusiasmo de cada trio ao retomar o espetáculo para o público do Distrito Federal, após dois anos de isolamento ocasionado pela pandemia. “Durante esse período, a categoria foi amparada por várias ações para levar a cultura para o público de casa, mas nada se compara à energia de um forró, as palmas da plateia e o salão cheio de casais dançando”, conta.

Defensor do forró pé de serra, Marques revela que o festival marca a retomada de uma mobilização social muito intensa em prol da preservação do ritmo nordestino e das tradições do povo que ajudou a erguer Brasília. “Cada trio que se apresentará neste encontro tem uma longa estrada e batalha para perpetuar o forró raiz entre as novas gerações. É uma alegria poder celebrar o título que o forró recebeu”, completa.

Com respeito às tradições forrozeiras e ao Rei do Baião – Gonzagão, o Encontro de Forrozeiros do Distrito Federal e Entorno chega com muita originalidade, alegria e cores para formar novos públicos, descentralizar a cultura na Região Administrativa de Ceilândia e mostrar que o forró é patrimônio de todos os brasileiros, em todas as épocas do ano.

A maratona forrozeira começa no sábado, com 18 horas de forró e um elenco de peso: Forrozeiros do Nordeste, Sacode Brasil, Anastácio Oliveira e Trio Forró Pra Nóis, Trio Fortaleza, Os Cabras do Nordeste, Trio Cariri, Duda Pinheiro e Forró Maneiro, Malucos por Forró, Trio Primavera, Nando Forrozeiro e Trio, Jamelo e Cobras do Baião, Rei do Som, Gonzaga e o Balanço do Forró, Trio Xililique, Maísa Arantes, Trio Espacial, Carlos Silva e Trio Forrojada, Trio Cara Nova, Trio Pernambuco, Trio Arte do Nordeste, Trio do Nordeste, Luizão do Forró, Trio Quixaba e Trio Mosqueteiros de Forró.

Já no domingo, a festa continua com eles: Baixinho do Acordeom e Trio, Trio Raimundo do Forró, Trio os Três do Forró, Trio Campo Alegre, Janduy da Sanfona e Trio Rey, Paulinho do Forró, Chicão e os Brasas do Nordeste, Forrozão Ferro de Ouro, Trio Forró Legal, Lili Leon e Trio Fulôres, Chico Forrozeiro e Trio Ceará, Trio Asa Norte, Trio Guaraciaba, Trio Sanfona Nova, Trio Asa Branca, Trio Balançado, Ana Hellen – A Inovação do Forró, Trio K Entre Nós, Trio Xoddó, Nilson Freire e Só Pé de Serra, Forró Bjú e, encerrando a celebração Trio Farol da Barca. O evento tem entrada franca e livre para todas as idades.

Serviço: Encontro dos Forrozeiros do DF e Entorno na Cidade de Ceilândia

Quando: 10 e 11 de dezembro – Sábado e domingo

Onde: Casa do Cantador de Ceilândia

Horário: 10h às 23h

Classificação: livre

Ingresso: gratuito

Informações pelo Instagram: @asforrodf

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Most Popular

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categorias

Mais Posts

PARKSHOPPING PARA TODOS

Centro de compras e experiências abraça a acessibilidade e garante ao público cordão de girassóis e outras facilidades Mais do que um espaço para compras, encontros e entretenimento, o ParkShopping é um

plugins premium WordPress