Pesquisar
Close this search box.

Dia Mundial da Tuberculose: disponível no SUS, teste IGRA é referência no diagnóstico precoce da doença

Trazido ao Brasil pela QIAGEN, exame é capaz de identificar a infecção em sua fase latente, quando ainda não apresenta sintomas

Determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose acontece no próximo 24 de março, com o propósito de conscientizar e erradicar uma das doenças mais antigas do mundo. A preocupação é global, mas somente o Brasil concentra um terço de todos os casos da doença nas Américas, com o país registrado 81 mil novos diagnósticos de tuberculose em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde. Com um cenário alarmante, algumas medidas já foram adotadas, como a disponibilização do teste IGRA pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Raphael Oliveira, Gerente de Marketing Regional LATAM para Diagnósticos Moleculares da QIAGEN, multinacional responsável por trazer a solução de testagem ao país, uma das maneiras mais efetivas de conter o avanço da doença é realizar a busca sistemática pelos novos casos nos grupos de risco, ainda que essas pessoas não apresentem sintomas e não estejam possivelmente infectadas pela tuberculose apenas em sua fase latente (ILTB). Segundo ele, quanto antes diagnosticada e tratada, maiores são as chances de cura efetiva para a doença. 

“O teste IGRA está entre os exames recomendados pela OMS para diagnosticar a tuberculose latente, devido à precisão e agilidade nos resultados. Além do SUS, o teste está disponível na rede privada, em mais de 59 laboratórios em todo o país. Quando pensamos na população que está mais sujeita a doença, como os portadores de HIV, o monitoramento da enfermidade por meio do IGRA torna-se ainda mais necessário. Somente em 2022, de acordo com a OMS, de 1,3 milhão de pessoas que morreram por tuberculose, 167 mil eram portadoras de HIV”, alerta o executivo.

Como é o teste de tuberculose do SUS

Conhecido como QuantiFERON-TB Gold Plus, para realizar o teste IGRA do SUS, disponível também em unidades de saúde privada, o sangue do paciente é coletado e levado para análises laboratoriais que levam até 24h para dar o resultado, com alto potencial de precisão. 

Anteriormente, o SUS oferecia apenas o teste cutâneo ou prova tuberculínica, onde se aplica uma injeção administrada de forma subcutânea, e a reação do organismo é observada dentro do período de até 72 horas após a aplicação, formando uma espécie de caroço que deve ser medido na régua. Se for formada qualquer reação superior a 5 mm, o exame é considerado positivo — mas o paciente precisa voltar ao hospital para as medições. 

“O Teste Tuberculínico, utilizando o PPD, é um diagnóstico que apresenta limitações de desempenho. Ele ainda é oferecido pelo SUS, porém, enfrenta frequentes problemas de desabastecimento, o que impacta a disponibilidade do exame para a população. Além disso, o PPD pode apresentar um resultado falso-negativo, especialmente aos que convivem com o HIV, e a pessoa corre o risco de ter a doença ativada por desconhecer o seu estado. Já o IGRA, apresenta um diagnóstico rápido e seguro, com a precisão de testes laboratoriais, e não requer uma análise clínica do paciente após sua realização. Além disso, seu custo-efetividade é melhor para o sistema de saúde”, explica Oliveira.

Quem tem direito ao teste IGRA

A testagem da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) é essencial para pessoas do grupo de risco, devido à fase inicial assintomática da doença, que pode durar muito tempo até que a imunidade do paciente seja afetada. No SUS, o IGRA está disponível para crianças maiores de dois anos e menores de dez, que tiveram contato com pessoas com tuberculose ativa, candidatos a transplantes de órgãos, pacientes com HIV e pessoas com doenças inflamatórias imuno mediadas, incluindo a psoríase, doença de crohn e artrite reumatoide.

Após sua fase latente, a tuberculose pode evoluir de forma grave e rápida. Entre os principais sintomas estão a tosse crônica e persistente, febre, perda inexplicada de peso e, quando grave, sudorese noturna. Aos primeiros sinais de suspeita de contato ou sintomas, é recomendada a busca por ajuda e orientação médica. A tuberculose é uma doença tratável e curável, mas o sucesso da cura depende da rapidez do diagnóstico e tratamento. 

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Most Popular

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categorias

Mais Posts

Conheça os deliciosos sanduíches do Mandaka

A venda para consumo nas 03 unidades do Mandaka, Taguatinga, Águas Claras e Guará. São 6 versões que trazem o sabor irresistível de ingredientes frescos e selecionados. O Mandaka, também

plugins premium WordPress