Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo Yurusanai estreia no Espaço Cultural Renato Russo

Livro da atração ainda será lançado em no Clube Nipo
“A solidão é um fenômeno social que todos os sujeitos vivenciam”, comenta a artista e pesquisadora Elise Hirako. Ela é a autora da obra “Yurusanai – Práticas Interculturais”, fruto da pesquisa “Performance Intercultural em Situação de Solidão – Japonicidades no Processo Criativo”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Este trabalho deu origem a um livro e a um espetáculo de dança que abordam a cultura japonesa.
Na sexta-feira, dia 28 de abril, às 18h, Elise interpretará uma gueixa em estado de fúria que precisa lidar com o abandono. O palco da sala Marco Antônio Guimarães do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) receberá a performance intercultural dramática, que se inspira na cultura japonesa para sua composição, por meio de estudos realizados sobre o teatro Noh, que tem como temática a salvação da alma; a dança Butoh, que é uma expressão artística pós-guerra; e a dança Kumi Odori, da região de Okinawa.
Yurusanai em japonês significa “eu não posso perdoar”. A apresentação se propõe a ser um ritual de transformação em que questões imperdoáveis podem ser desveladas e transmutadas por meio da arte. Em cena, a personagem irá interagir com ícones da terra do sol nascente, como o barco criado pelo artista Manoel Dias, e ainda um grande origami que será dobrado por Elise ao vivo durante o espetáculo. “Escolhi o tsuru pelo símbolo de esperança que esta dobradura traz”, justifica Hirako sobre o tradicional origami. A apresentação terá um intérprete de libras e audiodescrição.
O espetáculo conta com direção musical de Guilherme Mayer. A direção artística fica por conta de Soraia Silva, que define “Yurusanai” e o trabalho de Elise: “Representa uma pedra fundamental para artistas da cena que desejam, como ela, seguir construindo trilhas nas quais tradição, inovação, respeito e competência dançam de mãos dadas, com alegria e dignidade, a coreografia da diversidade cultural.”
No sábado, dia 29 de abril, a partir das 17h, o clube Nipo (Setor de Clubes Esportivos Sul) receberá o lançamento do livro “Yurusanai – Práticas Interculturais”. O projeto “Yurusanai”, de Elise Hirako, é realizado com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e conta com a parceria para realização do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, da REN Brasil e do Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança CDPDan. Conta, ainda, com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil, da Associação de Cultura Nipo-Brasileira de Anápolis, Clube Nipo de Brasília e Instituto Janelas da Arte, além da Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. O presidente da Bunkyo, Renato Ishikawa, ressalta a importância do estudo, bem como espera que o mesmo consiga o nobre papel de ajudar na propagação dos ideais nipônicos para que “mais pessoas se sintam atraídas pelos encantos e especificidades dessa cultura milenar”.
Acessibilidade
Além da versão física, o livro será lançado em braile e também em audiobook. O projeto ainda inclui a realização de duas oficinas em asilos do DF: “Vivenciando o corpo em movimento da dança Bon-Odori e na dança Butoh” e “Princípios básicos da música e apreciação de música japonesa”. Ambas foram delicadamente selecionadas para serem realizadas em asilos nas regiões de Sobradinho e Planaltina, ampliando novas atividades para idosos, incentivando o intercâmbio com a cultura japonesa e levando cultura para a terceira idade.
Serviço
Espetáculo Yurusanai
Sexta-feira, dia 28 de abril, às 18h
Na sala Marco Antônio Guimarães do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Informações: 98154-5037
Entrada franca
Ingressos: https://www.sympla.com.br/yurusanai__1957169
Não recomendado para menores de 12 anos
Lançamento livro Yurusanai
Sábado, dia 29 de abril, às 17h
No clube Nipo (Setor de Clubes Esportivos Sul)
Informações: 98154-5037
Entrada franca
Confirme sua participação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfsQqOHA1WbfNcflPQ9K_BXbxKgfnPJKEF-bsR4vQVLGC8zlQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
Classificação livre
Ficha técnica:
Coordenação Geral, Atriz -Pesquisadora e Designer Gráfico: Elise Hirako
Direção Artística: Soraia Maria Silva
Direção Musical e Produção: Guilherme Mayer
Objetos de Cena: Manoel Dias
Coordenação Administrativa: Juana Miranda – Roda Gigante
Ensaio Fotográfico: André Kazuo Okubo
Artista-educador: Elise Hirako, Guilherme Mayer e Pedro Ribeiro
Videomaker: Augusto Hirako
Assessoria de Comunicação: Michel Toronaga / Baú Comunicação Integrada
Registro Audiovisual: Jazz Vasconcellos
Fotografia nos eventos: Paula Rafiza

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Most Popular

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categorias

Mais Posts

PARKSHOPPING PARA TODOS

Centro de compras e experiências abraça a acessibilidade e garante ao público cordão de girassóis e outras facilidades Mais do que um espaço para compras, encontros e entretenimento, o ParkShopping é um

plugins premium WordPress