Pesquisar
Close this search box.

Campanha Maio Amarelo: acidentes de trânsito causam a morte de mais de 3 mil crianças por ano

Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

 

Isso porque, esses acidentes são a principal causa de morte de crianças de 01 a 14 anos no Brasil, sendo mais de 3.300 meninas e meninos vítimas fatais por esse motivo e outras 112 mil internadas em estado grave.

Principal objetivo do Maio Amarelo

De modo geral, o objetivo do Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Por conta disso, nasceram ONGs como a Criança Segura, que trabalha para alertar a sociedade sobre a importância do assunto.

Ao todo, a ONG forma educadores, profissionais de saúde e toda sociedade civil com o conhecimento sobre a prevenção dos acidentes, além de realizar pesquisas e análises sobre o tema para pautar a imprensa e levar a discussão ao âmbito político.

“Fazemos com que medidas sejam tomadas pelos responsáveis por criar mecanismos de proteção a fim de preservar as vidas de filhos, netos e sobrinhos de milhares de famílias brasileiras.”

Em todo o mundo, 1 milhão de crianças morrem por causas acidentais anualmente, o que é considerado uma epidemia global, segundo a Safe Kids Worldwide.

Entretanto, apesar de muito comuns na infância e de o senso comum tratá-los como algo inevitável, 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção.”

Estratégias de segurança no trânsito para as crianças

De acordo com a legislação brasileira, até os 10 anos de idade as crianças devem ser transportadas no banco traseiro do veículo automotivo, usando cinto de segurança.

E, até os sete anos e meio elas precisam usar um dispositivo de retenção veicular (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação), responsáveis por reduzir em até 71% a chance de morte de uma criança em caso de acidente de trânsito.

No carro

  • Nunca saia de carro com crianças sem usar o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação. Esteja sempre atento, pois muitas colisões acontecem próximas à área de destino e origem ou em ruas com baixo limite de velocidade;
  • Só use bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação com o selo do Inmetro ou a certificação americana ou europeia;
  • Siga sempre o manual de instrução dos dispositivos de retenção veicular, certifique-se que eles são apropriados a idade da criança e que se adaptem adequadamente ao seu veículo;
  • O cinto de segurança é projetado para pessoas com no mínimo 1,45m de altura. Se a criança ainda não atingiu essa altura, ela precisa usar o assento de elevação para evitar que se machuque gravemente em caso de acidente,
  • O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança quando essa estiver sentada no banco da frente. Por isso, se for transportar uma criança em camionete, desative esse dispositivo.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Most Popular

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categorias

Mais Posts

PARKSHOPPING PARA TODOS

Centro de compras e experiências abraça a acessibilidade e garante ao público cordão de girassóis e outras facilidades Mais do que um espaço para compras, encontros e entretenimento, o ParkShopping é um

plugins premium WordPress